Interpretando sonhos com o tarô
Tenho para mim que os sonhos são o nosso primeiro e mais importante oráculo. Temos, dentro de nós, uma série de imagens produzidas pelo nosso inconsciente e que refletem nosso eu mais profundo. Por mais que a maior parte das imagens sejam as mesmas, nossa relação com elas muda.
Para mim, a figura materna pode representar uma coisa, enquanto, para você, ser outra. Por isso, não é muito interessante simplesmente fazermos perguntas como “O que este sonho quer dizer?”. O ideal é que o tarô sirva como um mediador quando queremos interpretar um sonho.
O primeiro passo será entender as etapas de cada sonho. Por exemplo, uma vez, sonhei que cruzava um deserto. No meio da areia, eu via muitas ruínas. Castelos tombados, fogueiras que há milênios não viam o fogo, estátuas de deuses e heróis que há muito tempo não tinham nome ou face. Após uma árdua caminhada, eu encontrava uma escadaria em espiral que levava para baixo, no subterrâneo. Descia, com medo, até encontrar um labirinto.
A primeira coisa necessária foi entender cada um destes elementos: o deserto, a peregrinação, os deuses, as fogueiras sem fogo, os castelos, e, por fim, a descida e o labirinto.
Somente ao separar os elementos que eu fui ir fazendo as perguntas certas: para onde o deserto me leva? Conseguirei cruzar o labirinto? Quais os nomes daqueles deuses e heróis?
Pensando nisso, dia 9 de agosto, às 19h30, vou dar um workshop sobre interpretação dos sonhos com o tarô.
A ideia é que seja uma oficina bastante prática, com muita conversa onírica. Falar de sonhos é sempre muito prazeroso. É uma maneira de estarmos em constante comunicação com as imagens que nosso inconsciente produz, numa tentativa de resgatar o simbolismo consciente delas. Estou bastante animado, este é um dos assuntos que mais me agrada.
O valor do workshop é 75 reais, mas quem apoiou a campanha dos livros no catarse ganha um desconto, e aí as inscrições ficam por 50 reais.
Para se inscrever, basta falar comigo pelo whatsapp no link a seguir, ou pela DM do instagram.